Curta e Siga


O que é a lombalgia e suas causas



Physical Therapy: Conditions Treated, Settings, and More

Qual é a pessoa que não sentiu, pelo menos uma vez na vida, uma dor na região lombar da coluna? Região lombar é a região quase do bumbum e pra quem trabalha sentado, é a região mais sacrificada da coluna. Se a pessoa está acima do peso, pode ser ainda pior.

A Lombalgia é um conjunto de sintomas que vem acompanhados de dor na região da coluna lombar, que é uma área da coluna vertebral (33 vértebras) constituída por cinco vértebras mais o sacro que é constituído por 5 ossos unidos entre si. Estabelece a conexão entre a parte superior e inferior do corpo, e suporta a maior parte do nosso peso.

O que causa a dor lombar?

A lombalgia é muitas vezes causada pelo uso excessivo ou de forma equivocada dessa região. Por exemplo, as pessoas costumam provocar este tipo de lesão, a praticar desportos mais agressivos, a trabalhar no quintal ou a levantar algo muito pesado.

O envelhecimento tambpem pode ser um agravante para essa dor aparecer. Os ossos e músculos tendem a perder força à medida que envelhecemos, o que aumenta o risco de lesões. Os discos intervertebrais podem sofrer desgaste e não fornecer o amortecimento suficiente entre as vértebras. Um disco com protuberâncias ou quebras (hérnia discal), pode pressionar os nervos, causando dores nas costas.

Classificação das Dores Lombares:

- Aguda, se é um episódio esporádico de dor e dura menos de 3 meses. A maioria das dores nas costas é aguda e desaparece com 4 a 6 semanas com a tomada de medidas básicas.

- Recorrente, se os sintomas agudos voltarem. A maioria das pessoas tem pelo menos um episódio de dor nas costas recorrentes.

- Crónica, se a dor a incomoda na maioria das vezes por mais de 3 meses.


Não deixe a dor lombar se instalar. A Fisioterapia, com diversas terapias e recursos podem abreviar uma crise e evitar que elas aconteçam. E, em muitos casos, basta uma visita do Fisioterapeuta por semana para equilibrar essa região e evitar a lombalgia ou qualquer outro problema na coluna.

Não perca tempo, contrate um fisioterapeuta!




Espero que você tenha gostado do texto.

Se você quiser programas de Exercícios específicos, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .

Se você quiser entrar em contato, clique aqui. Segue a gente no Instagram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário